Cayos: Onde predomina o paraíso
Cayos: Onde predomina o paraíso
Cayos: Onde predomina o paraíso
23-08-2023
Os Cayos são pequenas ilhas dotadas de uma beleza indescritível, com acesso por estrada ou por via aérea. Os Cayos Coco, Guillermo, Largo del Sur e Santa Maria oferecem praias de uma beleza verdadeiramente deslumbrante. Nas principais praias de Cayos, os destinos turísticos de Cuba por excelência, as infra-estruturas hoteleiras disponibilizam serviços para que os turistas usufruam de férias inesquecíveis.
Parte da província da Ilha de la Juventud (onde anteriormente estava sediado o presídio em que Fidel Castro e os seus companheiros ficaram aprisionados durante algum tempo), Cayo Largo é hoje um dos destinos cubanos que está mais na moda, possivelmente porque corresponde à imagem idealizada de ilhota perdida das Caraíbas, com intermináveis praias de areia branquíssima acompanhada por um mar azul-turquesa, uma ilha quase virgem, um paraíso natural e um local fora dos roteiros turísticos tradicionais.
O cenário de Cayo Largo e as praias de um branco a lembrar o açúcar tornam-no num dos mais procurados destinos turísticos de Cuba. Localizado nas calmas águas das Caraíbas, a Este do Arquipélago de los Canarreos da costa sul de Cuba, a ilha é formada por calcário, formado ao longo de milhões de anos a partir dos restos de organismos marinhos, muito semelhantes aos dos recifes de corais.
Cayo Largo e a vizinha Isla de la Juventud oferecem oportunidades de mergulho espectaculares, concretamente entre os recifes de Punta Francés. Protegido das fortes correntes marítimas, o leito marinho é variado, com uma abundância de grutas, vales e íngrimes paredes submarinas. Quer seja um iniciante ou um profissional no mergulho, irá ficar maravilhado com as formações de corais, as coloridas esponjas e os espectaculares peixes tropicais.
Em terra, esta luxuriante ilha proporciona aos amantes da Natureza muitas actividades como, por exemplo, passar uma noite iluminada a observar os ninhos de tartarugas na praia. A vida selvagem nativa também inclui flamingos, iguanas e os pequenos colibris. Quer Cayo Largo quer a Isla de La Juventud possuem fascinantes museus com artefactos e exibições únicas. Um ponto de interesse particular é a Cueva de Punta del Este, chamada Capela Sistina Aborígene, uma gruta com centenas de pictogramas históricos.
Leia mais: República Dominicana, sol, rum e muito merengue
Para conhecer Cayo Largo, alugue um carro ou uma mota, ou apanhe um autocarro que o leva do Club Aventuras até a playa Sirena, a mais procurada e ponto de partida de todas as excursões de barco. Paraíso dos mergulhadores, Cayo Largo oferece inúmeras opções de lazer náutico. Pode também fazer uma excursão de um dia passando pela ilha Cayo Iguana, parando para mergulhar acompanhado por guias especializados e desfrutar de belas paisagens submarinas finalizando o passeio com um almoço de marisco numa praia paradisíaca.
Praias de Cayo Largo: As praias são extensas de areia branca e muito finas banhadas por quentes águas azuis transparentes. O silêncio da ilha só é quebrado pelo barulho dos pelicanos e das gaivotas. Águas azuis, transparentes e límpidas transformam a barreira de corais num imenso aquário, onde se mergulha no meio de milhares de peixes multicolores, crustáceos e algas dançantes.
O que visitar
Playa Tortuga: As tartarugas do mar põem os ovos na areia desta praia localizada a nordeste dos principais resorts de Largo Cayo.
Cayo Iguana: Junte-se às iguanas coloridas sob o sol num recife localizado ao norte de Cayo Largo.
Playa Sirena: Uma das mais bonitas praias de Cuba, com uma areia branca que se funde com o azul das águas das Caraíbas. Este enclave pitoresco no lado ocidental do recife está perto dos hotéis de Cayo Largo (com tudo incluído) e oferece um acesso fácil a actividades aquáticas como o windsurf e o caiaque.
Playa Mal Tiempo: Saboreie a reclusão nesta praia remota com a oportunidade de observação da abundância da Natureza.
Playa Paraíso: Calma, tranquila, quase selvagem com uma areia fina e água clara e cristalina.
Leia mais: “Hasta siempre, Cuba”
Percorra a galeria e veja mais fotos das ilhas Cayos.
Siga A Próxima Viagem no Instagram
Guia do viajante
Onde ir
Onde comer
Onde ficar
Clima
Subtropical, quente e húmido. A temperatura média varia entre os 26° e os 30° C. A estação das chuvas tem início em Maio e prolonga-se até Outubro.
Documentos
Passaporte (validade mínima de seis meses) e visto obrigatório.
Outras Informações
Moeda: Peso cubano. Procure levar euros em moedas, evitando os Travellers Checks e o American Express. Os restantes cartões de crédito serão aceites desde que não sejam emitidos por bancos norte-americanos. Idioma: Espanhol Taxas de aeroporto: Ao efectuar a reserva, deverá pagar as taxas de aeroporto. Taxas locais: À saída do país deverá pagar taxas. Voltagem eléctrica: É de 110 volts e as tomadas são de cavilha plana. Não se esqueça de levar um transformador. Diferença horária: - 5 horas. Gorjetas: Não estão incluídas no serviço de bares e restaurantes. Deverá calcular cerca de 10 por cento sobre o valor total da conta. É costume dar-se gorjeta aos bagageiros e ao pessoal de serviço do hotel. Onde comer: Nos Cayos não existem restaurantes fora dos resorts para sugerir. Uma vez que os hotéis vendem os pacotes com tudo incluído, normalmente os turistas acabam por fazer as refeições nos diversos restaurantes dos próprios hotéis, onde estão hospedados. Contudo, em Cayo Largo pode ir ao El Torréon.