Truques para conseguir comprar viagens de avião baratas
Truques para conseguir comprar viagens de avião baratas
Truques para conseguir comprar viagens de avião baratas
26-04-2023
As viagens de avião baratas estão cada vez mais difíceis de conseguir. Há contudo estratégias que permitem poupar dinheiro na hora de compra bilhete? Sim e são cada vez mais refinadas.
Procurar em modo anónimo
Antes de mais, na hora de procurar por um voo, seja na companhia aérea ou num num operador, como a Momondo, coloque-se em modo anónimo. Isto faz com que quando estamos a simular várias viagens e várias datas, o site onde estamos não identifique quem é a pessoa que está a procurar repetidamente, aumentando o preço. Usar uma VPN num país diferente do de origem pode ajudar igualmente bastante.
Quando comprar a viagem de avião barata e a que dia da semana?
Dizem os entendidos que os melhore dias da semana para comprar uma viagem barata de avião é segunda-feira entre as 12 horas e terça-feira até às 21 horas. Se escolher o período entre as 12 horas de quinta-feira e as 12 horas de sábado, vai provavelmente sair bem mais caro.
Sobre a reserva do voo, dando o exemplo de um fim de semana prolongado em que a procura dispara, o voo deve ser comprado cinco semanas semanas antes da partida, se for um voo doméstico. Para um voo internacional o prazo alarga para dois meses e meio.
É nessa altura que pode encontrar viagens de avião baratas. Caso não consiga reservar com tanta antecedência, tente nove dias antes do voo. Nesta altura conseguirá um desconto que pode atingir os 57% de redução face ao preço mais elevado.
Leia ainda: 5 capitais europeias onde pode fazer muita coisa à borla
Existe um dia da semana adequado para voar? A resposta é: Sim! E de acordo com a Google é segunda-feira, permitindo uma redução que pode chegar aos 31 por cento em relação a domingo.
Saiba ainda mais três formas de poupar nas viagens, mas no limiar da legalidade.
Sair na cidade da escala
Uma forma original de poupar dinheiro é comprar uma viagem com escala, mas ficar a meio do caminho. Imagine que compra um voo de Lisboa para Londres, com escala em Paris, que fica mais barato do que um voo direto de Lisboa para Paris. A sua intenção sempre foi chegar a Paris, mas pode “fingir” que vai para Londres e sair “a meio do caminho”, poupando uns euros.
Pode encontrar casos destes nos habituais motores de busca, ou então recorrer ao site skiplagged, que foi criado para que os passageiros possam fazer comparações entre voos diretos ou voos onde possa abandonar a viagem na cidade de escala.
No entanto, abandonar um voo a meio do caminho comporta riscos. As companhias aéreas estão de sobreaviso para estas práticas e podem processar os passageiros. A verdade é que pode ser optar por justificar a sua saída na escala com um motivo de força maior, sendo muito difícil que as companhias aéreas consigam provar que agiu de má fé.
Compre bilhetes de ida e volta separadamente
Por vezes, sai mais barato comprar uma viagem de ida separada da volta. Essa foi a conclusão do site de reservas online Kayak. Que utiliza uma nova ferramenta em que indica aos utilizadores se fica mais barato reservar voos em separado, ou em conjunto.
Tenha atenção às tarifas de erro
Já ouviu falar em tarifas de erro? As companhias aéreas baseiam os preços das suas passagens em algoritmos informáticos muito variáveis. A verdade é que, por vezes, os algoritmos também falham. E quando isso acontece, os passageiros chegam a conseguir comprar bilhetes de classe executiva a preços de classe económica. Para descobrir estes achados existe a Jack’s Flight Club, uma Newsletter criada em cima de um sistema informático que faz buscas constantes nos sites das companhias aéreas. Quando encontra um valor muito baixo, envia uma mensagem aos seus subscritores com os detalhes. Neste momento, a Jacks’ Flight Club já conta com mais de 100 mil subscritores.
Siga A Próxima Viagem no Instagram