Voar entre Nova Iorque e Londres em hora e meia? A NASA está a trabalhar nisso

Voar entre Nova Iorque e Londres em hora e meia? A NASA está a trabalhar nisso

Voar entre Nova Iorque e Londres em hora e meia? A NASA está a trabalhar nisso

Artigo de Redação 31-08-2023

31-08-2023


A NASA está a desenvolver um avião supersónico, o X-59, capaz de reduzir o tempo de ligação de Nova Iorque a Londres a apenas uma hora e meia. O projeto já está a avançar e a agência aeroespacial norte-americana já definiu 50 rotas possíveis e tem identificados potenciais clientes para estas viagens.

Todos os percursos em avaliação são transoceânicos abrangendo o Atlântico e o Pacífico. Para já estes são as linhas definidas, uma vez que vários países, incluindo os Estados Unidos, proíbem atualmente os voos supersónicos sobre terra, uma vez que produzem bastante ruído.

Atualmente o voo entre Nova Iorque e Londres demora cerca de sete horas

Para ter argumentos de forma a inverter estas restrições, a NASA está a desenvolver um modelo mais silencioso, de forma a abrir as portas a aviões que possam viajar entre 2470 km/h e os 4900 km/h.

Desde 2003, data em que o Concorde deixou de voar, que nenhum avião comercial se aproxima desta velocidade. Mesmo este avião comercial supersónico, que brilhou no final do século XX, não ia além dos 2179 km/h.

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Caso o modelo X-59 chegue a bom porto, uma viagem transatlântica entre Nova Iorque e Londres pode passar a demorar apenas 90 minutos. Atualmente, o trajeto faz-se em cerca de sete horas e o record deste trajeto é de quase cinco horas. Para já, o protótipo já está quase pronto a ser testado, o que acontecerá até ao final deste ano.

Ao mesmo tempo, o projeto da NASA entra agora numa nova fase de desenvolvimento e foi entregue a duas empresas, uma delas a Boeing. Os resultados até ao momento são animadores e a Lockheed Martin, que construiu o X-59 conseguiu o objetivo de reduzir o ruído de forma a tornar possível o voo supersónico por terra. Até 2027, a NASA pretende ter dados concretos para apresentar aos reguladores americanos.

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